Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Monumento Fazenda São Bernardino, em Nova Iguaçu sofre com vandalismo

quinta-feira, maio 11, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada
Reportagem; Roberto Diniz desta quinta (11).

NOVA IGUAÇU - Dona de um relevante patrimônio histórico que enfeita a região, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense está parada no tempo quando o assunto é a conservação de monumentos que integram importantes histórias. Alguns vândalos, além de depredarem, roubam a beleza que o local oferece.

História

Ao longo da região conhecida como Estrada Zumbi dos Palmares, pode-se ver as ruínas da Fazenda São Bernardino, construída em estilo neoclássico em 1875, pelo português Bernardino José de Souza e Melo, seu primeiro dono. Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1951, contava com cavalariças, garagem para carruagens, senzalas, habitações para escravos e engenhos de cana e mandioca. Até ser destruída por um incêndio na década de 1980. Atualmente quase nada resta daquela antiga estrutura, onde se produzia e exportava açúcar, farinha de mandioca, café e carvão. Para o historiador da cúria de Nova Iguaçu, Antonio Lacerda, a fazenda foi desapropriada de forma irresponsável em 1976, pelo então prefeito João Batista Lubanco: Hoke o local é visitado por centenas de pessoas, onde inúmeras fotos são tiradas de todos os ângulos.

Depredação, pichação ou mural publicitário? 

A antiga Fazenda, localizada em Tinguá amanheceu pichada com uma publicidade no muro, isso mostra a certeza que o respeito e a cultura passa longe na região. A prefeitura comenta que irá tentar identificar o autor das pichações no muro e o mesmo será autuado.

Por: Redação/ Jornal Destaque Baixada
11/05/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar