Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu terá concurso para Guarda Municipal

terça-feira, agosto 15, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

NOVA IGUAÇU - A cidade de Nova Iguaçu terá Guarda Municipal e policiais fazendo a segurança da população durante 24 horas por dia. O projeto, que contribuirá para a redução dos índices de crimes na área, terá parceria do 20º Batalhão da Policia Militar e da classe empresarial. De acordo com o secretário municipal de Segurança, coronel Roberto de Oliveira Penteado, um especialista com grande experiência no assunto, o concurso para a Guarda Municipal está previsto para o final do ano, cujo contingente atuará também em outras regiões do município. Segundo Penteado, o ideal para o concurso seriam 800 vagas. Mas, inicialmente, serão 400 vagas, divididas em turmas de 100 pessoas. As equipes atuarão, a princípio, nas ruas centrais de Nova Iguaçu e depois serão espalhadas pelas localidades de Miguel Couto, Cabuçu, Austin, Morro Agudo, Vila de Cava e Santa Rita. Não está previsto o poder de polícia para as turmas e, consequentemente, não haverá uso de armas.

Secretário de Segurança de Nova Iguaçu, coronel Penteado anunciou que a prefeitura fará parcerias com o 20º BPM e também com empresários

Porém, de acordo com o projeto idealizado pelo secretário, haverá algumas parcerias que reforçarão o programa de trabalho. “Uma delas é com o 20º Batalhão (Mesquita), no sentido de utilizar os policiais em dias de folga para patrulhar a cidade. Eles atuarão de várias formas, com viaturas, a pé, de bicicletas ou motocicletas, dentro de uma modalidade de serviço semelhante ao Proeis – Programa Estadual de Integração na Segurança (ele permite o trabalho voluntário de PMs em dias de folga)”, destaca coronel Penteado.

Parceria com Batalhão e empresários

A outra parceria, segundo Penteado, seria com a classe empresarial, através da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (Acini), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comercio Varejista (Sincovani), com as quais já foram iniciados os entendimentos. A categoria, que apoia a iniciativa, atuaria na parte estrutural do projeto. Na avaliação do coronel, a atuação da guarda, em parceria com os empresários e o 20º BPM, ajudaria ainda a inibir a criminalidade na região.

“A PM faria um trabalho nos moldes do programa de patrulhamento ‘Nova Iguaçu Presente’ (semelhante ao Proeis). Esse serviço foi implantado na Lagoa, Aterro do Flamengo e Lapa, e o índice de crimes caiu 95% naquela região. É isso que queremos fazer em Nova Iguaçu, começando pelo centro e, em seguida, expandindo o trabalho para outros bairros da cidade”, adianta Penteado. Atualmente, 30 PMs aposentados já atuam no centro, inibindo os chamados “roubos de rua”.

20º BPM tem um policial para cada 2 mil habitantes

Desde os 18 anos na PM, o coronel Roberto Penteado, hoje com 63, já atuou em várias regiões do Rio de Janeiro e tem conhecimento profundo da situação da segurança no estado. Comandou os Batalhões de Meriti (21º) e Bangu (14º), o Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE), 2ª e 3ª CPA (Comando de Policiamento de Área) e exerceu cargo em Nilópolis. Convidado para outros municípios, ele aceitou ser secretário em Nova Iguaçu por um motivo especial: “Aqui não havia Secretaria de Segurança e nem Guarda Municipal. Era, então, um desafio. E eu topei”, confessa.

Penteado sabe que a média sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a segurança da população é de um policial para cada 250 habitantes. “Mas na área do 20º BPM, que tem pouco mais de 550 PMs, e cerca de 40 pontos críticos, a média é de um policial para 2.017 habitantes”, comenta. “No Rio, em 2014, havia um policial para cada 1.595 moradores, enquanto em outras áreas específicas (UPP), era um PM para cada 45 habitantes”, completa. Ele considera ainda que a situação da segurança pública é crítica em todo país, com média de um policial para cada 473 habitantes.

>>>Cinturão de Segurança – Todo programa de segurança pública nos municípios da Baixada Fluminense atuará dentro de um projeto chamado “Cinturão de Segurança”, cujo tema vem sendo discutido há vários anos na região pelo coronel Francisco D’Ambrósio, secretário de Segurança de São João de Meriti. O projeto conectará os secretários municipais de Segurança, coronéis Penteado (Nova Iguaçu), Mendes (Mesquita), Macedo (Nilópolis) e Vilaça (Belford Roxo), para fiscalizar os limites de seus municípios com o Rio, inibindo o fluxo de traficantes, criminosos e suas mercadorias.

Reportagem; Davi de Castro
Foto: Davi de Castro
via: jornal de hoje
15/08/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar